quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Conhece as novas vacinas!!

Fruto da crescente dinâmica na investigação médica-científica e farmacêutica, foi possível desenvolver e comercializar duas novas vacinas contra a acção de vírus de elevada prevalência e, até agora, extremamente difíceis de combater: o vírus do papiloma humano e o rotavírus, principais causadores do cancro do colo do útero (segunda maior causa de morte entre as mulheres) e de gastroenterite, respectivamente.
A chegada destas vacinas ao mercado levou a comunidade médica a admitir que está a atravessar um momento muito esperançoso, uma vez que estas vacinas permitem actuar preventivamente contra agentes causadores de patologias com uma enorme taxa de morbilidade (relação entre os casos de doença e o número de habitantes).
A importância destas novas vacinas é ainda maior atendendo à dificuldade que existe em produzir avanços significativos ao nível do tratamento de doenças instaladas.
Portanto, facultar a possibilidade de evitar a doença é, sem dúvida, um enorme avanço. E embora a sua inclusão no programa nacional de vacinação (lista das vacinas dadas gratuita e universalmente a todos os indivíduos) esteja ainda dependente de múltiplos factores, qualquer pessoa pode já recorrer ao seu médico assistente para que esta lhe seja administrada.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os cereais e os jovens


Sê Bem-vindo ao nosso blog!!
Iniciamo-lo com a publicação de uma notícia sobre a relação entre os cereais que muitas vezes comemos ao pequeno-almoço e o aumento de peso.
Um estudo internacional coordenado pela Deco alerta para o excesso de açúcar nos cereais para jovens. O estudo comparou 171 cereais de pequeno-almoço para os jovens em 31 países, tendo-se verificado que cada 100 g de cereais para jovens comprados na Europa tem 4,7 pacotes de açúcar (36 gramas), e se for adquirido nos Estados Unidos aumenta para 5,4 unidades. Em todos os produtos verificou-se que é excessiva a quantidade de açúcar, o que é preocupante uma vez que constituem pelo menos uma refeição por dia.
Foi a associação portuguesa que coordenou o trabalho promovido pela Consumers Internacional, sendo o objectivo provar que os cereais publicitados para os mais novos lhes são prejudiciais. E que o melhor é optar pelo pão, leite e fruta ou, então, cereais que não lhes são especialmente destinados, em regra, muito menos açucarados. Em Portugal, as dez marcas testadas chumbaram na avaliação às quantidades de açúcar. Os menos maus são o Rik & Rok Cao Flakes, por terem menos sal, e o Chocapic Duo e Kellogg's Chocos, por terem menos gordura. Isto, quando na embalagem chamam a atenção para a importância das vitaminas, minerais e cereais integrais e na publicidade são apresentados como um bom produto para o pequeno-almoço, facto que os técnicos da revista Deco refutam.Mas, de acordo com Fernanda Santos, técnica da Deco especialista na área alimentar, o nosso “paladar também pode ser educado”, pelo que devemos optar por um consumo mais moderado destes alimentos.


Fonte: Jornal de Notícias